Marcadores

sábado, 3 de junho de 2017

Peixe Cabeça-de-Serpente Asiático

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais" Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Channidae
Gênero: Channa
Espécie: Channa argus

Este peixe de água doce é nativo da China. Foi introduzido no Japão, Estados Unidos e Canadá. Seu habitat são os rios, lagos, pântanos e estuários.
Recebe o nome popular devido à disposição das escamas da cabeça que lembram as de uma serpente. É capaz de respirar o oxigênio do ar. Para isso, utiliza-se da bexiga natatória. Sendo assim, pode sobreviver em ambientes aquáticos pobres em oxigênio. É mais ativo durante o período noturno. É considerado um peixe agressivo e um predador terrível. Alimenta-se de outros peixes, crustáceos, anfíbios e insetos.
Pode reproduzir-se até 5 vezes por ano, mas o auge da reprodução ocorre de junho a outubro. Macho e fêmea constrói um ninho no fundo arenoso. Assim que a fêmea põe os ovos, o macho os fertiliza. São postos de 1300 a 15000 ovos por vez. Após 28 a 120 horas, os alevinos nascem dos ovos. Ambos os pais protegem o ninho durante o desenvolvimento dos alevinos. Tornam-se adultos por volta dos 4 anos de idade. A expectativa de vida é aproximadamente 8 anos.
Na China, é criado para servir de alimento. Nos Estados Unidos e Europa é apreciado como peixe de aquário. Nos países que foi introduzido, tem causado muitos danos, pois alimenta-se das espécies nativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário