Marcadores

domingo, 4 de junho de 2017

Tartaruga Comum

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Testudines
Família: Cheloniidae
Gênero: Caretta
Espécie: Caretta caretta

Conhecida também como tartaruga cabeçuda, esta espécie é encontrada da Argentina ao Chile e da Austrália ao Japão, compreendendo os Oceanos Pacífico, Índico e Atlântico. Seu habitat são os oceanos e águas estuarinas, 
Seu nome popular deriva da sua grande cabeça. É um animal solitário. Possui adaptações especiais para a vida marinha: membros em forma de nadadeiras e a glândula de sal. Esta glândula é responsável pela eliminação do excesso de sal que o animal ingere junto como os alimentos. Ela fica próximo aos olhos. Por isso, muitas vezes, as pessoas tem a impressão que a tartaruga está "chorando". Come peixes, moluscos, vermes marinhos, crustáceos e algas. 
Pode reproduzir-se durante todo o ano, mas o auge ocorre de maio a julho. Os machos migram para as praias e aguardam a chegada das fêmeas. Após o acalamento, a fêmea põe até 200 ovos na areia. Após a postura dos ovos, a mãe volta para o mar. A incubação dos ovos dura até 46 a 80 dias. Assim que nascem, os filhotes instintivamente deslocam-se para o mar. A mortalidade é alta. Tornam-se adultos por volta dos 12 anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 35 anos.
A tartaruga comum está ameaçada de extinção devido à poluição e caça indiscriminada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário