Marcadores

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Anfioxo Lanceolado

Primeiramente, vou fazer uma breve explicação sobre o grupo ao qual pertence o animal de hoje. Logo após, vou descrever suas características específicas.

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Leptocardii
Ordem: Amphioxiformes
Família: Branchiostomidae
Gênero: Brachiostoma
Espécie: Brachiostoma lanceolatum

O anfioxo é um dos animais que se encontram num grupo de transição entre os invertebrados e vertebrados. É incluído no grupo dos "cordados primitivos". Cordados são animais cuja característica principal é a presença da notocorda, uma estrutura de sustentação existente apenas na fase de embrião. A notocorda desaparece após a fase embrionária. Os "cordados primitivos" diferem dos demais "cordados" ("superiores") porque não possuem coluna vertebral, por isso são invertebrados. Os peixes, aves, os répteis, os anfíbios e os mamíferos são os  vertebrados. Nos vertebrados, a notocorda é substituída pela coluna vertebral.

O anfioxo lanceolado é animal marinho encontrado no Oceano Atlântico, Mar Mediterrâneo e Mar Negro. Seu habitat é o fundo arenoso.
Seu corpo é comprido e mede cerca de 6 centímetros. Passa boa parte do tempo enterrado na areia. Alimenta-se de algas e microcrustáceos. 
Torna-se apto para reproduzir por volta de um ano de idade. A reprodução ocorre em junho e julho. A fecundação é externa. Dos ovos nascem larvas. A expectativa de vida é de 5 a 6 anos. Não há dados concretos sobre seu estado de conservação em natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário