Marcadores

domingo, 20 de agosto de 2017

Petauro do Açúcar

Postagem atualizada: gambá planador pigmeu. Não esqueçam de clicar nos hiperlinks do texto.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Diprotodontia
Família: Petauridae
Gênero: Petaurus
Espécie: Petaurus breviceps

Este pequeno marsupial é nativo da Nova Guiné, Austrália e ilhas próximas. Seu habitat são as florestas.
Como boa parte dos animais planadores possui uma estrutura conhecida como patágio, que lhe permite planar. Vive em grupos de até 7 indivíduos. Esses grupos vivem em um território específico. Os machos marcam seu território com saliva ou secreções de glândulas em várias partes do corpo. É onívoro. Alimenta-se de seiva de eucalipto, pólen, néctar, insetos, aranhas e pequenos vertebrados.
Não há uma época do ano definida para a reprodução do petauro do açúcar. A fêmea dá à luz  a dois filhotes, após um período de gestação de 16 dias. Os filhotes passam cerca de 70 dias dentro da bolsa da mãe, tornando-se independentes poucos dias depois. Tornam-se adultos com cerca de um ano de idade. A expectativa de vida é de 14 anos.
O petauro do açúcar tem se tornado muito popular como animal de estimação, principalmente nos Estados Unidos. As leis variam de acordo com a localidade. Não está ameaçado de extinção.

Um comentário:

  1. Estou a procura de criadores do Petauro do Açúcar no Brasil pq tenho interesse na espécie. Agradeço qualquer informação... Meu email plinioalvesjunior@gmail.com
    whatsapp 34-9-9175-6532

    ResponderExcluir