Marcadores

domingo, 6 de agosto de 2017

Mexilhão Dourado

Atenção! Postagem com fotos atualizadas: tucano de bico preto, macuco. Postagem com texto atualizado: lobo-guará. Para visualizá-las é só clicar nos nomes dos animais.
Imagem retirada do Jornal "Folha de São Paulo", 03/08/2017

Classificação:
Filo: Moluscos
Classe: Bivalvia
Ordem: Mytiloida
Família: Mytilidae
Gênero: Limnoperna 
Espécie: Limnoperna fortunei

Este molusco bivalve é nativo do sul da China. Seu habitat são os ambientes de água doce, como rios e estuários.
Vive em colônias e normalmente "agarrados às rochas". Alimenta-se por filtração de sedimentos suspensos na água.
É uma espécie invasora em vários locais do mundo, como Brasil, Argentina, Paraguai e Japão. Chegou à América do Sul na água de lastros de navio. Pode se reproduzir rapidamente e causar prejuízos às espécies nativas.
Sua presença tem como resultado o aumento da transparência da água, causando grande multiplicação de algas. Além disso, pode obstruir as tubulações das hidrelétricas. Para tentar minimizar os problemas causados pelo mexilhão dourado, cientistas brasileiros tem criado indivíduos modificados geneticamente. Os animais modificados sendo soltos na natureza, são  capazes de se acasalar com os mexilhões dourados selvagens para que estes gerem descendentes inférteis.
O mexilhão dourado é uma espécie bem sucedida e tem se reproduzido rapidamente em várias localidades em que é uma espécie invasora. Portanto, não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário