Marcadores

sábado, 5 de agosto de 2017

Salamandra Sereia Riscada

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Caudata
Família: Proteidae
Gênero: Necturus
Espécie: Necturus maculosus

Esta espécie de salamandra é encontrada nos Estados Unidos e Canadá. Seu habitat são os rios, lagos, córregos e pântanos.
É dificilmente vista. Passa a maior parte do dia escondida embaixo de pedra ou entre a vegetação aquática, tendo hábitos noturnos. Alimenta-se de crustáceos, pequenos peixes, larvas de insetos, ovos de peixe, pequenos anfíbios, vermes e lesmas. Não despreza carniça.
A reprodução se inicia no outono, quando o macho realiza um ritual de corte para impressionar a fêmea, ocorrendo então o acasalamento. Porém, a postura dos ovos só ocorre na primavera. Durante o inverno, os ovos ficam armazenados no corpo da fêmea. A mãe constrói um ninho em cavidades nas pedras. São postos de 18 a 180 ovos por vez, com incubação de 1 a 2 meses, conforme a temperatura ambiente. As larvas crescem até se tornarem adultos com aparência semelhante a elas, só diferindo em tamanho. A salamandra sereia riscada torna-se adulta com cerca de 4 anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 20 anos.
A salamandra sereia riscada ainda não está ameaçada de extinção. Porém, a poluição pode ser um fator que pode causar seu declínio, num futuro próximo.

Curiosidades:
Na salamandra sereia ocorre um fenômeno conhecido como neotenia, em que os adultos tem aparência de larvas, porém maiores e aptos para a reprodução. Além disso, são animais aquáticos durante a vida inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário