Marcadores

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Macaco Cinomolgo

Recentemente, na China,  nasceram dois clones saudáveis de macacos cinomolgos. Para ler a reportagem, clique aqui.
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Cercophitecidae
Gênero: Macaca
Espécie: Macaca fascicularis

Também conhecido como macaco comedor de caranguejos,  este primata asiático é encontrado em Myamar, Filipinas, Indochina, Malásia e Indonésia. Seu habitat são as florestas, bambuzais, mangues e margens de pântanos.
Vive em grupos de até 30 indivíduos. É um animal territorial, porém costuma evitar contato com os membros de outros grupos durante a maior parte do ano. Um grupo vocaliza para estabelecer o limite de seu território. Há uma hierarquia definida dentro do grupo. Os animais de hierarquia inferior costumam cuidar da pelagem daqueles de hierarquia superior. O macaco cinomolgo é um animal onívoro. Alimenta-se de frutas, caranguejos, cogumelos, insetos e folhas.
A reprodução ocorre anualmente. Quando se tornam adultos, os machos costumam abandonar seu grupo original a fim de acasalar com as fêmeas de outros grupos. A mãe dá à luz a apenas um filhote, após uma gestação de 165 dias. O filhote é criado por cerca de 420 dias. Torna-se adulto com 4 anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 30 anos.
O macaco cinomolgo não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • Recentemente, cientistas chineses anunciaram a clonagem de dois macacos cinomolgos a partir de uma célula adulta. Foi utilizada a mesma técnica que originou a ovelha Dolly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário