Coloquei uma enquete que durará cerca de duas semanas. O vencedor será o centésimo réptil do blog. Por favor, votem.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online |
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Testudines
Família: Testudinidae
Gênero: Gopherus
Espécie: Gopherus polyphemus
Esta espécie de tartaruga é encontrada no sudeste dos Estados Unidos. Seu habitat são as dunas, pradarias e florestas.
É bem tolerante aos ambientes secos. Seus hábitos são diurnos, mas sua atividade é mais frequente durante a madrugada. É uma ótima escavadora. Utiliza suas tocas para se proteger do sol excessivo e de seus predadores. Ocasionalmente, divide sua moradia com outros pequenos animais, como ratos e rãs. A tartaruga Gopher é praticamente vegetariana. Alimenta-se basicamente de grama, ervas, folhas e frutas. Ocasionalmente, come animais mortos.
A reprodução ocorre de maio a junho. Porém, pouco se sabe sobre seus hábitos reprodutivos. Acredita-se que os machos lutem pelo direito de acasalar com as fêmeas. A mãe põe 3 a 15 ovos num buraco na areia. A incubação dura de 80 a 100 dias. Assim que saem dos ovos, os filhotes escavam a areia e procuram refúgio na toca de um adulto. Os filhotes tornam-se adultos com cerca de 10 anos de idade. A expectativa de vida é de mais de 60 anos.
A tartaruga Gopher é protegida por lei, porém ainda está em risco de extinção. As principais causas de seu declínio são a destruição de seu habitat e a intervenção humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário