Marcadores

sábado, 6 de janeiro de 2018

Rã Touro Africana

Postagem atualizada: rã touro americana

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Pyxicephalidae
Gênero: Pyxicephalus
Espécie: Pyxicephalus adspersus

Como o nome popular sugere, este anfíbio é encontrado na África, nos seguintes países: Nigéria, Somália e África do Sul. Seu habitat são os desertos, dunas, savanas, lagos e pântanos.
A rã touro africana é uma das espécies mais resistentes de anfíbios conhecida. Caso habite uma região com temperatura muito elevada, normalmente fica enterrada. Pode passar períodos de hibernação para conservar energia e sobreviver às condições extremas. Muito voraz,  alimenta-se de praticamente tudo que possa caber em sua boca. Suas presas incluem pequenos répteis, pequenas aves e mamíferos, invertebrados e anfíbios menores. O canibalismo é frequente. Em alguns casos, come também os ovos de seus semelhantes.
A reprodução normalmente ocorre durante o período de chuvas. Os machos tornam-se mais agressivos durante esse período. Atacam ferozmente outros machos. Chegam até a devorar seus semelhantes. Os machos mais fortes vocalizam para chamar a atenção das fêmeas. Cada fêmea põe cerca de 4000 ovos. Há cuidado parental envolvido. O pai defende ferozmente os ovos e os girinos. A metamorfose dura cerca de 3 semanas. Algumas vezes, o pai devora seus próprios filhotes. A expectativa de vida é de 16 anos.
Em algumas localidades, a rã touro africana é criada como animal de estimação. Em alguns países, serve de alimento.  Não está ameaçada de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário