Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural |
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Hystricidae
Gênero: Hystrix
Espécie: Hystrix cristata
Apesar do nome popular, porco-espinho de crista africano é encontrado, não apenas na África, mas também na Itália. Seu habitat são as florestas, montanhas, áreas rochosas, desertos e áreas cultivadas.
Adapta-se muito bem a diferentes tipos de ambientes. É um animal noturno. Vive em pequenos grupos familiares. Cava buracos para construir tocas ou aproveita-se de tocas abandonadas de outros animais. Alimenta-se basicamente de cascas de árvore, raízes e frutas. Ataca também as plantações. Ocasionalmente, come insetos e carniça. Muitas vezes, é visto roendo ossos, para desgastar seus dentes ou para assimilar cálcio. Os espinhos de seu corpo constituem um excelente meio de defesa. Os predadores, não raro, ficam com os espinhos fincados no corpo.
Os hábitos reprodutivos são conhecidos de exemplares que viviam em cativeiro. Forma casais fixos. A fêmea dá à luz a um ou dois filhotes, após uma gestação de 112 dias. A expectativa de vida é de cerca de 28 anos.
Em algumas localidades, o porco espinho de crista africano pode causar prejuízos às colheitas. Em alguns países da África é utilizado como alimento. Não está ameaçado de extinção.
Curiosidades:
- Apesar de parecidos, o porco-espinho, o ouriço e a équidna não são parentes. Estes animais são claros exemplos de evolução convergente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário