Marcadores

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Aranha Pé-de-pente

Postagens com imagens atualizadas: Vespa cabro, tarântula mexicana, saltador do lodo.


Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Theridiidae
Gênero: Theridion
Espécie: Theridion sisyphium

Esta espécie de aranha é encontrada em quase toda a Europa. Seu habitat são as planícies, florestas temperadas, florestas de coníferas e áreas urbanas.
Normalmente, é um animal solitário. Constrói sua teia em arbustos e em vegetação baixa. Plantas espinhosas são seus locais favoritos. Sua teia constitui uma excelente armadilha para capturar suas presas, geralmente insetos e outros invertebrados. Quando uma vítima fica presa na teia, a aranha a cobre com seda e em seguida suga seus líquidos corporais.
O acasalamento ocorre no final do inverno. Cada indivíduo acasala apenas uma vez na vida. Machos e fêmeas apenas se encontram na época da reprodução. O macho constrói uma pequena teia. Assim que ele pressente a aproximação de uma fêmea, inicia-se a corte e o acasalamento. Uma vez fecundada, a fêmea põe os ovos numa bolsa de seda, protegendo-os até a eclosão dos filhotes. A incubação dura de 2 a 3 meses. A mãe regurgita os alimentos para os filhotes. Poucos dias depois, a mãe ensina os filhotes a procurarem alimentos. Caso a mãe morra, os filhotes também podem alimentar-se de seu cadáver. A expectativa de vida é de 1 a 2 anos.
A aranha pé-de-pente não está ameaçada de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário