Marcadores

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Crocodilo do Nilo

Apresentando o centésimo réptil do blog. Abraços a todos!

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Crocodylia
Família: Crocodylidae
Gênero: Crocodylus
Espécie: Crocodylus niloticus

O crocodilo do Nilo é encontrado em quase toda a África. Seu habitat são os rios, pântanos e lagos.
Vive em grandes grupos de dezenas até centenas de indivíduos. Seguem uma hierarquia. Os indivíduos maiores tendem a dominar os menores, tanto no quesito reprodutivo quanto ao consumo de alimento. É um animal carnívoro. Alimenta-se de uma grande variedade de presas, como: peixes, tartarugas, grandes e pequenos mamíferos, até humanos. Costuma ficar a espreita, esperando que alguma vítima se aproxime para beber água, para atacá-la com sua afiada mandíbula.
A reprodução ocorre geralmente durante a estação seca. O acasalamento ocorre na água. Após acasalar, a fêmea se dirige para terra para pôr seus ovos. Escava um ninho na areia, onde põe cerca de 50 ovos, cuja incubação dura de 80 a 90 dias. Durante a incubação dos ovos, a mãe protege ferozmente o "ninho" de invasores. Assim que nascem, os filhotes emitem sons que alertam a mãe, que os carrega com a boca, até a água. Os filhotes ficam aos cuidados da mãe por dois anos. Tornam-se adultos por volta dos 8 anos. A expectativa de vida é de 70 a 100 anos.
Apesar de ter sido muito caçado por causa de sua pele, hoje é uma espécie protegida em muitos países. O crocodilo do Nilo não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário