Marcadores

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Tamboril

Para conhecer um animal semelhante ao de hoje, clique aqui.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Lophiiformes
Família: Lophiidae
Gênero: Lophius
Espécie: Lophius piscatorius

O tamboril é encontrado a leste do Atlântico Norte, mar Mediterrâneo e Mar Negro. Seu habitat é tanto a costa quanto os leitos arenosos.
Pode ser encontrado em profundidades de mais de mil metros. A cor de seu corpo confunde-se com o leito marinho. Usa uma espécie de "isca" para atrair suas presas. A "isca" é uma barbatana dorsal modificada. O animal a movimenta para atrair a atenção de suas vítimas. Quando a presa se aproxima, é abocanhada. Suas presas incluem peixes de todos os tamanhos e aves marinhas. Possui o estômago elástico.
Migra para águas mais profundas para procriar. Cada fêmea pode produzir cerca de um milhão de ovos, que são libertados em filamentos gelatinosos. Fertilizada pelo macho, essa massa gelatinosa sobe até a superfície, ficando à deriva. Após a eclosão dos ovos, os jovens passam cerca de 4 meses perto da superfície, alimentando-se de plâncton. Quando atingem cerca de 7 centímetros, começam a viver no leito marinho. Tornam-se adultos com cerca de 7 anos. A expectativa de vida é cerca de 20 anos.
Recentemente, o tamboril tem sido vítima de pesca predatória. Ainda é relativamente comum, porém  poderá estar em risco de extinção, num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário