Marcadores

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Camarão das Anêmonas

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Hippolytidae
Gênero: Thor
Espécie: Thor amboinensis

Esta espécie de camarão é encontrada nos Oceanos Atlântico e no Indo-Pacífico, que banham parte da América da Norte, África e Oceania. Seu habitat são as áreas costeiras e recifes de coral.
Como sugere o nome popular, o camarão das anêmonas vive em simbiose com várias espécies de anêmonas. Na maioria das vezes, vivem um ou dois camarões no interior de uma anêmona, mas já foram encontrados de 11 a 18 indivíduos dentro de um mesmo hospedeiro. Acredita-se que o corpo do camarão seja recoberto com um muco especial, para que não seja atacado pela anêmona. Alimenta-se basicamente de pequenos crustáceos marinhos.
Pouco se conhece sobre a reprodução do camarão das anêmonas. Sabe-se que todos os indivíduos nascem machos, tornando-se fêmeas ao longo do tempo. Não existe um ritual de acasalamento propriamente dito. Os machos procuram continuamente pelas fêmeas, copulando sempre que possível. Cada fêmea põe de 200 a 500 ovos. É trabalho da fêmea oxigenar, proteger e incubar os ovos. A incubação dos ovos dura de 2 a 3 semanas. A expectativa de vida é de 3 a 5 anos.
O camarão das anêmonas não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário