Marcadores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Urso Polar

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Ursus
Espécie: Ursus maritimus

O urso polar é o maior dos ursos conhecidos. Pode atingir até 2 metros de comprimento e pesar 700 quilos. Move-se com habilidade no gelo do Ártico. Seu pelo longo o mantém aquecido e uma camada de gordura é uma proteção extra contra o frio. É um ótimo caçador e também um excelente nadador. A foca é seu alimento favorito, mas pode se alimentar também de raposas do ártico, renas e peixes como o bacalhau e o salmão.
Normalmente vive solitário, em pares somente na época do acasalamento que ocorre na primavera. O macho não auxilia a fêmea na criação dos filhotes, separando-se dela depois do acasalamento. Pode dar à luz até 4 crias. Sua gestação é de 8 a 9 meses. Pode viver até 25 anos.

Curiosidades:
  • Infelizmente, o urso polar está sofrendo a perda do seu habitat devido ao derretimento das calotas polares, ocasionado pelo Aquecimento Global.
  • Alguns cientistas acreditavam que há milhares de anos existiam ursos pardos e brancos no Ártico. Os ursos brancos poderiam ter sobrevivido devido à sua coloração semelhante ao gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário