Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online |
Filo: Artrópodes
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Theridiidae
Gênero: Latrodectus
Espécie: Latrodectus mactans
Esta espécie de aranha é encontrada em toda a América, mais precisamente nos seguintes países: Estados Unidos, México, Guatemala, Honduras,
Nicarágua, Panamá,
Jamaica, Haiti, República Dominicana, Porto
Rico, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru,
Brasil e Paraguai.
É uma aranha de porte médio. Prefere viver em locais escuros e sombreados. É uma espécie que constrói teias. Alimenta-se basicamente de insetos. Quando um inseto cai na teia, a aranha sente suas vibrações e rapidamente envolve sua vítima com sua seda para depois injetar seu veneno.
O veneno da viúva negra é realmente perigoso. Os principais sintomas de sua picada são: dor intensa, calafrios,cãibras, principalmente
nas pernas, pés e dedos dos pés. Palpitações cardíacas,
suores frios, retenção de urina,
convulsões são outros sintomas importantes. A pessoa picada deve ser levada com urgência ao médico.
A fêmea da viúva negra é aproximadamente três vezes maior que o macho. O acasalamento ocorre na primavera. Quando o macho encontra uma fêmea receptiva, transfere o esperma para o corpo da fêmea usando seus pedipalpos. Então a fêmea põe cerca de 250 ovos em vários casulos. A incubação demora de 14 a 30 dias. Apenas alguns filhotes sobrevivem após o nascimento, pois eles são canibais. Tornam-se adultos em aproximadamente 90 dias e podem viver de 1 a 2 anos.
Curiosidades:
- A fêmea sempre devorar o macho é um mito. Durante a cópula, o órgão sexual do macho pode se romper e nesse momento ele perde muita hemolinfa e acaba morrendo. Algumas vezes, a fêmea pode fazer do cadáver do macho uma possível refeição fácil. Esse comportamento tem sido mais observado em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário