Marcadores

sábado, 21 de junho de 2014

Clamidossauro

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Agamidae
Gênero: Chlamydosaurus
Espécie: Chlamydosaurus kingii

Este lagarto arborícola habita as florestas e pradarias no sul da Papua Nova Guiné e Indonésia, bem como as regiões costeiras do norte e nordeste da Austrália.
É um animal muito territorial. Também é conhecido como "lagarto de gola". Possui uma espécie de "prega" em volta do pescoço. Normalmente a "prega" fica encolhida em volta do pescoço, mas quando ameaçado levanta a "prega" para parecer maior e ameaçador.  Alimenta-se de insetos, aranhas e pequenos lagartos.
O acasalamento ocorre na época das chuvas. Durante a corte, os machos exibem-se para as fêmeas, utilizando da "prega". Além disso, os machos lutam ferozmente para poder acasalar com as fêmeas. Cada fêmea põe de 8 a 12 ovos com período de incubação de 3 meses. A postura dos ovos é feita na areia exposta à luz do Sol direta. Os ovos são deixados à própria sorte. O clamidossauro pode viver até 20 anos.
Este lagarto ainda não está ameaçado de extinção, mas segundo especialistas incêndios florestais podem ser a causa de sua extinção em um futuro próximo. Além disso, a espécie não se dá bem em cativeiro.

Curiosidades:
  • Os aborígenes australianos acreditavam que o clamidossauro cantava para chamar a chuva. Como a chuva é fundamental para a vida humana, o clamidossauro nunca era caçado. 
  • A exemplo do basilisco, o clamidossauro também pode correr em duas patas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário