Marcadores

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cascavel Diamante


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Viperidae
Gênero: Crotalus
Espécie: Crotalus atrox

Esta espécie de cobra deve seu nome popular às manchas que lembram diamantes, em suas escamas. É uma das mais temidas e venenosas serpentes norte americanas. Seu habitat são os desertos, montanhas, pradarias e campos do sudoeste dos Estados Unidos , norte e centro do México.
Seu grau de atividade muda conforme a época do ano. Na primavera e no outono são ativas durante o dia. No verão, tem hábitos noturnos. No inverno, hiberna em tocas. Alimenta-se a cada duas ou três semanas. Suas presas habituais são pequenos mamíferos, aves e anfíbios. Detecta suas presas usando suas fossetas termo-sensoriais. Estas fossetas se localizam entre os olhos e narinas. Quando morde uma presa, injetando seu veneno, espera que ela morra. Após isso, engole a presa inteira.
O acasalamento ocorre geralmente no início da primavera. Os machos lutam para acasalar com uma fêmea. São postos em média de 10 a 20 ovos, com período de incubação de 160 a 170 dias. Os filhotes deixam a companhia da mãe poucas horas após o nascimento e já são tão venenosos quanto os adultos. Podem viver cerca de 26 anos.

Curiosidades:
  • De acordo com o folclore dos índios americanos, existia uma criança em uma tribo cujo guizo era seu brinquedo favorito. Um dia, uma serpente se aproximou da criança. Esta enfiou o guizo dentro da boca da cobra. Assim, desde esse dia, o guizo passou a avisar da aproximação da serpente.
  • O guizo da cascavel é composto de vários anéis córneos interligados. A cada troca de pele, um novo anel é formado. O guizo pode vibrar a uma frequência de 50 vezes por segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário