Para os fãs do Linux, mais um "Animal do Ubuntu"...
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Hemitragus
A cabra Tahr é encontrada na Ásia. São três populações distintas. Uma vive no Himalaia, outra em Oman e a terceira nas cordilheiras do sul da Índia. Seu habitat são as regiões montanhosas e as planícies alpinas.
Vive a mais de 4 mil metros acima do nível do mar. Tem cascos bem adaptados para escalar as montanhas. Alimenta-se de gramíneas, plantas herbáceas, arbustos, sementes e frutas.
Frequentemente encontrada em grupos, durante a maior parte do ano estes grupos são formados de animais do mesmo sexo. Na época do acasalamento, os machos lutam ferozmente para poder acasalar com as fêmeas. A gestação dura de sete a oito meses. A maioria dos nascimentos coincide com a época do ano em que as condições climáticas são favoráveis e a vegetação é abundante. A futura mãe se isola para dar à luz. Geralmente nasce um filhote, raramente gêmeos. A cabra Tahr torna-se adulta com cerca de dois anos de idade. Pode viver dez anos em liberdade e até 22 anos em cativeiro.
Infelizmente, está ameaçada de extinção.
Curiosidades:
- A versão 14.04 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada pelos seus desenvolvedores de "A Cabra Selvagem Fiel" (The Trusty Tahr).
Nenhum comentário:
Postar um comentário