Marcadores

sábado, 6 de dezembro de 2014

Galinhola



Imagem retirada de "O Mundo do Animais", Editora Nova Cultural.

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Scolopacidae
Gênero: Scolopax
Espécie: Scolopax minor

A galinhola é encontrada somente na América do Norte. Seu habitat são as florestas temperadas abertas.
A cor de sua plumagem favorece sua camuflagem no meio ambiente. É uma ave de hábitos crepusculares e noturnos. Possui um bico muito sensível que é muito útil para encontrar comida. Alimenta-se principalmente de pequenos invertebrados. Tem hábitos solitários.
Durante a época do acasalamento, o macho realiza um ritual de corte conhecido como "dança aérea" para atrair a atenção da fêmea. Quando atrai a atenção de uma fêmea, acasala com ela. Após copular com a fêmea, o macho sai à procura de outra fêmea.
O macho não participa do cuidado com os filhotes. Assim, a fêmea faz tudo sozinha. Constrói um ninho no chão onde geralmente põe 4 ovos, com período de incubação de 20 a 22 dias. Os filhotes tornam-se adultos com um ano de idade. A expectativa de vida da galinhola é de 8 anos. Felizmente, não está ameaçada de extinção.

Curiosidades:
  • O tamanho de seus olhos e sua disposição para os lados conferem à galinhola uma visão de quase 360 graus. Isso é importante para perceber a presença de predadores, enquanto procura seu alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário