Marcadores

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Peru

Tradicionalmente, no Brasil, o peru é uma ave muito consumida durante a época de Natal. Assim, a ave é o tema da postagem comemorativa de hoje. Clique aqui para visitar a postagem que escrevi na época de Natal, em 2011.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Meleagrididae
Gênero: Meleagris
Espécie: Meleagris gallopavo

Os perus selvagens são originários da América do Norte, mais precisamente Estados Unidos e México. Seu habitat original são as planícies, florestas temperadas e florestas de coníferas. Porém, foram introduzidos em várias partes do mundo, originando diversas raças de perus domésticos.
São aves diurnas e que vivem em bandos. São animais que normalmente vivem no solo. Ao menor sinal de perigo, preferem correr. Porém, apesar de seu tamanho e peso, são ótimos voadores. Geralmente, procuram alimento no solo. Alimentam-se principalmente de sementes, grãos, frutas e folhas.
O macho é maior que a fêmea e tem a plumagem mais vistosa. Durante a época do acasalamento, o macho corteja a fêmea vocalizando e realiza uma "dança" exibindo suas penas e suas protuberâncias da cabeça. Após acasalar, a fêmea viaja cerca de 50 quilômetros para nidificar e pôr os ovos. São postos de 10 a 13 ovos com período de incubação de 28 dias. Depois de nascerem, os filhotes não são alimentados pela mãe, mas tem que aprender a capturar insetos dos quais se alimentam durante essa fase. Aos 11 meses de idade, os filhotes deixam a mãe. Os perus selvagens podem viver cerca de 5 anos.
Antigamente, o peru foi muito caçado por causa de sua carne. Porém, graças a programas de conservação e introdução de indivíduos em condições controladas, a população se mantém estável.

Curiosidades:
  • Nos Estados Unidos, o peru é o prato principal do "Dia de Ação de Graças". Neste dia, as pessoas agradecem todas as coisas boas que ocorreram durante o ano.
  • Além de usarem o peru como alimento, os nativos americanos utilizam seus ossos e penas para a confecção de roupas, ferramentas e enfeites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário