Marcadores

sábado, 13 de dezembro de 2014

Perereca Assobiadora



Essa espécie de anfíbio invasora foi encontrada no bairro do Brooklin, em São Paulo. Confira aqui na reportagem da Folha de São Paulo de 07 de dezembro de 2014,.

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Eleutherodactylidae
Gênero: Eleutherodactylus
Espécie: Eleutherodactylus johnstonei

A distribuição original da perereca assobiadora são as ilhas do Caribe, mais precisamente em  Anguilla, Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada, Guadalupe, Martinica, Montserrat, Antilhas Holandesas, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas. Foi introduzida em Aruba, Bermuda, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guiana Francesa, Guiana, Jamaica, Panamá, Trinidad e Tobago, Venezuela. Seu habitat são as florestas, áreas colonizadas pelo ser humano e áreas urbanas.
Alimenta-se basicamente de insetos, como formigas e gafanhotos. Come também aranhas. Reproduz-se durante a estação das chuvas. Os machos cantam para atrair as fêmeas. Os ovos são postos e fertilizados na água. São postos de 10 a 30 ovos por vez, formando uma massa mucosa e gelatinosa.
A perereca assobiadora tornou-se uma praga nas localidades onde foi introduzida, competindo com as espécies locais e estando livres de predadores. Os cientistas brasileiros acreditam que os animais tenham chegado no país dentro de bromélias ou abandonados por criadores de espécies exóticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário