Marcadores

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Açor

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Gênero: Accipiter
Espécie: Accipiter gentilis

O açor é encontrado no Hemisfério Norte, mais precisamente na América do Norte, Europa, Escandinávia, Rússia, Sibéria e Japão. Seu habitat são a floresta de coníferas e a floresta temperada.
É uma ave oportunista e de hábitos diurnos. Usa suas fortes garras para matar suas presas e carregá-las para um local seguro. As presas incluem aves canoras, galos silvestres e faisões, além de pequenos mamíferos. 
Na primavera, os açores retornam aos seus locais de nidificação. As aves formam casais para a vida inteira. A fêmea vocaliza para chamar a atenção do macho. O casal reutiliza o ninho do anterior ou constrói um novo no alto de uma árvore. São postos de 1 a 5 ovos, com período de incubação de 33 a 38 dias. A fêmea se encarrega da incubação dos ovos. O macho a alimenta durante esse período. Os filhotes são cuidados pelo casal, até que aprendam a caçar, com cerca de três meses de idade. A longevidade do açor é de cerca de 19 anos.
Durante as décadas de 50 e 60 do século passado, muitos exemplares morreram em razão de envenenamento por pesticidas. As aves se alimentavam de muitas presas envenenadas e isso prejudicava sua reprodução. Hoje é uma espécie protegida e sua população de mantém estável.

Curiosidades:

  • As fêmeas são maiores que os machos, portanto elas tendem a procurar presas maiores. Assim, não há competição entre machos e fêmeas pelos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário