Marcadores

terça-feira, 5 de maio de 2015

Carpa

Essa postagem é em homenagem ao Dia dos Meninos, hoje feriado no Japão, fazendo referência ao Koinobori.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae
Gênero: Cyprinus 
Espécie: Cyprinus carpio

Este peixe muito conhecido tem sua origem no sul da Ásia e do Leste Europeu até a Sibéria. Atualmente é encontrado em boa parte do globo, exceto no norte da Ásia. Seu habitat são as águas costeiras, rios e lagos. 
A carpa é um peixe onívoro de atividade diurna. Vive em cardumes. Alimenta-se de uma grande variedades de organismos. Come principalmente pequenos invertebrados como insetos, larvas e pequenos crustáceos. Pode também comer mariscos de água doce, mexilhões, sementes e ovos de peixes. A carpa hiberna no fundo das águas onde vive, no inverno.
A fêmea coloca seus ovos no início da primavera. Movimenta-se rente às margens e põe milhares de ovos próximo às plantas aquáticas, que logo são fertilizados pelo macho. Os ovos eclodem depois de quatro dias. Por algum tempo, as larvas se alimentam dos nutrientes provenientes dos ovos dos quais nasceram, antes de nadarem em busca de outros alimentos. Tornam-se adultas por volta dos 3 anos de idade. Sua longevidade é de aproximadamente 50 anos.

Curiosidades:

  • As carpas coloridas são criadas por muito tempo no Japão e no mundo. Acredita-se que elas descendam de populações selvagens europeias originárias do Rio Danúbio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário