Marcadores

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Corvo

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Gênero: Corvus
Espécie: Corvus corax

O corvo está disseminado ao longo do Hemisfério Norte, desde o Ártico até o norte da África.  Pode ser encontrado na Europa, no norte e centro da Ásia e nas Américas do Norte e Central. Seu habitat são as montanhas, escarpas rochosas, penhascos, áreas desérticas e semidesérticas, áreas abertas e próximo às florestas temperadas e de coníferas.
É uma ave muito inteligente,oportunista e capaz de aprender. Há quem diga pode lembrar-se claramente de alguém que a tentou prejudicar. Além disso, é muito agressiva e territorial.  É um animal onívoro. Alimenta-se de insetos, pequenos mamíferos, anfíbios, pequenos répteis, aves menores e seus ovos, frutos, sementes, nozes e carniça. Nas áreas urbanas de algumas localidades, banqueteia-se revirando as latas de lixo.
Vive em bandos. O acasalamento ocorre no final do inverno. Faz seu ninho no alto de penhascos ou no interior de árvores. São postos de três a seis ovos, com período de incubação de 20 a 21 dias. Enquanto incuba os ovos, a fêmea é alimentada pelo macho. Ambos os pais participam da criação dos filhotes. Tornam-se adultos por volta dos 3 anos de idade. Sua longevidade é de aproximadamente 15 anos.

Curiosidades:

  • Em muitas culturas, o corvo é associado à morte. No folclore popular, se um bando de corvos é visto voando, é sinal de guerra iminente. Há quem diga que deve-se manter os doentes afastados do corvo, pois há risco deles piorarem e morrerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário