Mais um animal para os fãs do Ubuntu.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online |
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Gênero: Chlorocebus
Espécie: Chlorecebus pygerythrus
O macaco vervet é encontrado em toda África subsaariana, do leste do Senegal ao sul da África do Sul. Foi introduzido em várias ilhas do Caribe. Seu habitat são as savanas, limites de florestas e bosques abertos.
É um animal social que vive em grandes grupos. Comunica-se com os outros membros de seu grupo através de sons e gestos. É ativo durante o período diurno. É onívoro. Alimenta-se de frutas, sementes, seiva, ovos, pequenos vertebrados e invertebrados.
A fêmea toma a iniciativa no acasalamento, encorajando o macho a acasalar com ela. Sua gestação é de 161 a 165 dias, gerando apenas um filhote por vez. O pequeno normalmente nasce na época das chuvas, quando o alimento é mais abundante. Raros são os gêmeos. Cada filhote é cuidado por todos os membros do bando. Os filhotes começam a ser desmamados aos 3 meses de idade e aos 6 meses, já começam a procurar alimento junto com o resto do bando. Tornam-se adultos por volta dos 3 anos de idade. A longevidade é de pouco mais de 30 anos.
Felizmente, o macaco vervet não está em extinção. Foi uma espécie que soube tirar vantagem da influência humana.
Curiosidades:
- A versão 15.04 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada pelos desenvolvedores como "O Macaco Vervet Vívido" (Vivid Vervet).
Nenhum comentário:
Postar um comentário