Marcadores

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Kookaburra

Para conhecer um parente próximo, clique aqui.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Coraciiformes
Família: Alcedinidae
Gênero: Dacelo
Espécie: Dacelo novaeguineae

Esta ruidosa ave é encontrada na Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia. Seu habitat são as florestas de eucaliptos e áreas urbanas.
Tem hábitos diurnos e uma alimentação muito variada. Normalmente fica no alto de uma árvore esperando pacientemente até que aviste uma potencial presa. Uma vez avistada, voa em direção a ela. Uma vez capturada, voa de volta para o local onde estava. Alimenta-se de insetos, minhocas, caracóis, aranhas, caranguejos, lagostas, peixes, rãs, lagartos e cobras.
Vive em grupos. Forma casais fixos para a vida inteira. O macho vocaliza para chamar sua parceira na época da reprodução e a alimenta num ritual de corte. São postos de 1 a 5 ovos por vez, com período de incubação de 24 a 29 dias. O casal e seus filhos de ninhadas de anos anteriores se revezam na incubação dos ovos e na criação dos futuros filhotes. Os pequenos aprendem a voar com 5 semanas de idade. Tornam-se adultos com 1 ano de idade. Sua longevidade é de cerca de 11 anos. Felizmente, o kookaburra não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:

  • De acordo com lendas aborígenes, depois dos deuses terem criado o dia e a noite, foi dado ao kookaburra o papel de guardião da floresta. Seu dever era acordar as pessoas e os outros animais, no amanhecer, com seu ruidoso canto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário