Marcadores

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Siri Azul

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo; Artrópodes
Classe: Malascostraca
Ordem: Decapoda
Famíla: Portunidae
Gênero: Callinectes
Espécie: Callinectes sapidus

Esta espécie de siri é encontrada da Argentina aos Estados Unidos. Foi introduzida, acidentalmente ou não, em muitas localidades, como Havaí e Japão. Seu habitat são os ambientes de água doce e estuários.
O siri azul costuma ser muito agressivo quando ameaçado. É um excelente nadador e costuma cavar buracos na areia para se manter protegido dos predadores. É onívoro. Alimenta-se de algas, moluscos, pequenos peixes e crustáceos. Pode alimentar-se de animais mortos e ocasionalmente de indivíduos jovens da própria espécie.
A reprodução pode ocorrer durante o ano inteiro, porém é mais frequente de dezembro a outubro. As fêmeas reproduzem apenas uma vez na vida, depois morrem. Os machos podem se reproduzir várias vezes na vida. Uma vez fecundada pelo macho, a fêmea migra para as regiões estuarinas para pôr ovos. Uma fêmea  põe até 8 milhões de ovos por vez. As larvas eclodem dos ovos após 14 a 17 dias, tornando-se independentes com cerca de dois meses. A expectativa de vida do siri azul é de 1 a 2 anos.
O siri azul é muito apreciado como alimento. Felizmente, ainda não está ameaçado de extinção.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Peixe-serra de Dentes Pequenos

Última postagem da série “Peixes de Consumo Proibido no Brasil”. Espero que tenham gostado...
 
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Rhinopristiformes
Família: Pristidae
Gênero: Pristis
Espécie: Pristis pectinata

Este peixe é encontrado no Oceano Atlântico, por quase toda a América. Seu habitat são os mares e oceanos temperados. Seu habitat são os estuários e rios.
Usa seu longo focinho para desalojar e ferir suas presas. Estas incluem pequenos peixes e crustáceos.
É ovovivíparo. Acredita-se que gestação dure cerca de doze meses. A fêmea pode dar à luz de 15 a 20 filhotes por vez, durante o verão. Sua longevidade é desconhecida.
Pesca-se o peixe serra para aproveitar sua carne e seu óleo. Acredita-se que seu óleo tenha propriedades medicinais. Algumas pessoas capturam o peixe serra para exibi-lo como troféu de pesca. Destruição de seu habitat e pesca predatória são as principais causas de seu declínio. A espécie está criticamente ameaçada de extinção e já é considerada extinta em várias partes do globo.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Cação Bico Doce

Mais uma postagem da série “Peixes de Consumo Proibido no Brasil”.
 
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Triakidae
Gênero: Galeorhinus
Espécie: Galeorhinus galeus

Também conhecido como tubarão vitamínico, esta espécie é encontrada no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Ilhas Britânicas, Mar Mediterrâneo, do Senegal à África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Seu habitat são os mares e oceanos temperados.
Normalmente, vive no fundo oceânico, mas nada muito na coluna d’água. Alimenta-se de moluscos, vermes marinhos, equinodermas e crustáceos.
 É ovovivíparo. A gestação dura cerca de doze meses. A fêmea pode dar à luz de 4 a 52 filhotes por vez. Enquanto cresce, a fêmea pode aumentar a quantidade de filhotes gerados.
Sua carne e seu óleo são muito apreciados para consumo humano. Suas barbatanas também são muito visadas. Por isso, o cação bico doce está criticamente em risco de extinção.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cherne Poveiro

Mais uma postagem da série “Peixes de Consumo Proibido no Brasil”.
 
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Polyprionidae
Gênero: Polyprion
Espécie: Polyprion americanus

Este peixe é encontrado no Oceano Atlântico, Índico e Pacífico, nos continentes americano, europeu e australiano. Geralmente, nada próximo ao fundo oceânico.
Normalmente solitário, alimenta-se de moluscos, pequenos crustáceos e peixes. Reproduz-se no verão.
Sua carne é muito apreciada. Era vendido fresco, congelado, frito, grelhado e outras formas, o que tornou a espécie criticamente ameaçada de extinção. O cherne poveiro é protegido por lei contra pesca ilegal.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Raia Viola

Mais uma postagem da série “Peixes de Consumo Proibido no Brasil”.
 
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Rajiformes
Família: Rhinobatidae
Gênero: Rhinobatos
Espécie: Rhinobatos horkelii

Esta espécie de raia é encontrada no Brasil e na Argentina. Seu habitat são as águas estuarinas.
A raia viola vive no fundo oceânico. Alimenta-se de moluscos, vermes marinhos, pequenos peixes e crustáceos.
A reprodução ocorre de novembro a março. Neste período, o animal migra para águas costeiras. É ovovivípara.
Está criticamente em risco de extinção. Por isso, sua pesca é proibida por lei.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Mero

Mais uma postagem da série “Peixes de Consumo Proibido no Brasil”.
 
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Epinephelidae
Gênero: Epinephelus
Espécie: Epinephelus itajara

Este peixe é encontrado na América Latina, Caribe e África ( Senegal a Congo). Seu habitat  são  os estuários e manguezais. É facilmente encontrado próximo a navios naufragados.
Vive solitário a maior parte da vida. Alimenta-se de pequenos peixes e crustáceos.
A reprodução ocorre entre junho a dezembro. Seu crescimento é lento. Torna-se adulto por volta dos seis anos de idade. Pode viver cerca de 40 anos.Acredita-se que a sobrepesca seja a principal causa do mero estar criticamente ameaçado de extinção.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Badejo Tigre

Mais uma postagem da série “Peixes de Consumo Proibido no Brasil
 
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Epinephelidae
Gênero: Mycteroperca
Espécie: Myctoroperca tigris

Este peixe é encontrado em quase toda a América. Seu habitat são as águas tropicais do Oceano Atlântico.
Vive em recifes de coral ou áreas rochosas e é um predador de emboscada. Fica escondido atrás de corais ou rochas, atacando suas potenciais presas assim que as vê.
Sua população vem crescendo em algumas partes dos Estados Unidos, porém se formos considerar a escala global, ainda está criticamente ameaçada de extinção. Os cientistas acreditam que a sobrepesca e a destruição de seu habitat, tornaram o badejo tigre uma espécie ameaçada de extinção.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Cação Anjo

Começando hoje nova série de postagens, intitulada "Peixes de Consumo Proibido no Brasil". Os peixes que serão postados nessa série estão criticamente ameaçados de extinção. Portanto, sempre que comprar um peixe, certifique-se que se este está dentro das normas da legislação ambiental. O tamanho dos peixes pescados e o período de defeso de cada espécie devem ser respeitados. Assim, sempre procure se informar nos órgãos ambientais competentes. Se souber de algum peixe de consumo proibido que está sendo vendido, não compre e denuncie os infratores!

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthtyes
Ordem: Squatiniformes
Família: Squatinidae
Gênero: Squatina
Espécie: Squatina occulta

Este peixe cartilaginoso é encontrado no Oceano Atlântico Ocidental, desde o Rio de Janeiro até a Argentina. No Brasil é encontrado nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
É um peixe marinho e demersal ( vive no fundo oceânico). Reproduz-se a cada 4 ou 5 anos. É ovovivíparo. Torna-se adulto por volta dos dez anos de idade. Sua longevidade é de cerca de 20 anos. Não há outras informações disponíveis.
Os cientistas acreditam que a principal causa de o cação anjo estar criticamente ameaçado de extinção, além da pesca, é seu longo intervalo de procriação.


domingo, 14 de fevereiro de 2016

Coruja do Ártico

A postagem de hoje é comemorativa. Esta é a centésima ave do blog!

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal"

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem; Strigiformes
Família: Strigidae
Gênero: Nyctea
Espécie: Nyctea scandiaca

Como o nome popular sugere, esta espécie de coruja habita as regiões próximas ao Círculo Ártico, incluindo Alasca, Groenlândia, Canadá, Escandinávia e Rússia. Seu habitat são as pradarias, zonas costeiras e a tundra.
É uma ave solitária e tímida. Ao contrário de seus parentes, é um animal diurno. Graças à sua visão excelente e aguçada audição pode facilmente localizar suas presas. Avistada a presa, faz um vôo rasante e a captura com suas garras afiadas. Suas presas incluem pequenos roedores e aves marinhas. Também se alimenta de carniça. Migra para outras regiões quando o alimento se torna escasso.
O acasalamento ocorre na primavera, de maio a setembro, quando é maior a disponibilidade de alimento. Em vez de construir ninho, escava um buraco no chão. Neste local são postos de 2 a 17 ovos, 5 a 7 em média. O período de incubação é de 30 a 33 dias. A primeiro filhote que nasce é alimentado em primeiro lugar. As outros que nascerem em sucessão, serão alimentados conforme a disponibilidade de alimento. Os filhotes tornam-se adultos por volta dos 3 anos de idade. A expectativa de vida é de 8 a 10 anos.
Sua população ainda se mantém estável. Porém a atividade humana pode comprometer a coruja do Ártico, em um futuro próximo. Muitas são mortas ao entrar em contato com cabos de alta tensão e para abastecer o mercado negro.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Chuckwalla

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Iguanidae
Gênero: Sauromalus
Espécie: Sauromalus ater

Este lagarto é encontrado no México e nos Estados Unidos. Seu habitat são os desertos.
É um animal diurno. Sua atividade ocorre normalmente nos períodos de maior calor do dia. Assim, evita ficar parado sob o Sol. Para evitar superaquecimento, movimenta-se de acordo com a mudança de posição do astro. Alimenta-se principalmente de plantas. De vez em quando come insetos. Retira toda a umidade de que necessita de seus alimentos. Cava buracos no chão para se esconder dos inimigos e para hibernar no inverno.
A reprodução ocorre de abril a agosto. Os machos tornam-se agressivos e muito territoriais nesse período.  O macho utiliza-se de mordidas, arranhões e cabeçadas para subjugar a fêmea. Após uma violenta corte, o macho acasala com a fêmea. A mãe põe de 5 a 16 ovos por vez. Os ovos são chocados em aproximadamente 35 dias. Os filhotes são independentes desde o momento que nascem, tornando-se adultos  entre os dois e três anos de idade. A expectativa de vida é de aproximadamente 15 anos.
Em algumas localidades, o chuckwalla é criado como animal de estimação. Felizmente, ainda não está ameaçado de extinção.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Baleia Minke Boreal

Para conhecer alguns parentes próximos da baleia minke boreal, clique aqui e aqui.

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Cetacea
Família: Balaenopteridae
Gênero: Balaenoptera
Espécie: Balaenoptera acutorostrata

Esta espécie de baleia  distribuí-se por quase todos os oceanos do Globo. Normalmente é encontrada a mais de 170 quilômetros da costa.
É o menor membro de sua família. Vive em pequenos grupos. É um ótimo nadador. Assim como os membros de sua família, não possui dentes, mas sim estruturas chamadas "barbas", que servem para filtrar o zooplâncton. Krill é um dos seus principais alimentos. Come também pequenos peixes e crustáceos.
A reprodução ocorre de dezembro a maio. A gestação é de 10 a 11 meses. É gerado apenas um filhote por vez. A mãe toma conta do filhote por cerca de 5 meses. Este torna-se adulto aos 6 anos de idade. A expectativa de vida é de 45 a 50 anos.
Já foi muito caçada por causa de seu óleo e sua carne. Hoje em dia, é uma espécie protegida. Sua população se mantém estável.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Aranha Caranguejo das Flores

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Thomisidae
Gênero: Misumena
Espécie: Misumena vatia

Esta espécie de aranha é encontrada na América do Norte e Europa. Seu habitat é a vegetação, sobre flores. Também é facilmente encontrada sobre cercas.
É uma aranha que não constrói teias e é diurna. Normalmente se esconde em flores, sendo um predador de emboscada. Quando alguma presa passa perto dela, é capturada com o auxílios das patas e morta com sua picada venenosa. Suas presas incluem pequenos invertebrados como moscas, borboletas, gafanhotos e abelhas.
Como não constrói teias, apenas usa sua seda para proteger seus ovos. Desses ovos, nascem filhotes que são versões menores dos pais. A expectativa de vida é de cerca de dois anos.
A aranha caranguejo das flores não é perigosa para o ser humano. Não está ameaçada de extinção.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Cardeal

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Cardinalidae
Gênero: Cardinalis
Espécie: Cardinalis cardinalis

Conhecida também como cardeal roxo, esta ave é encontrada na América do Norte e na América Central. Seu habitat são as matas e a vegetação em torno de áreas urbanas.
O cardeal é ativo durante o dia. Alimenta-se de sementes, frutas, grãos e insetos. Comunica-se com os outros indivíduos da espécie através do canto. Não migra. No inverno, se reúne em grupos para se proteger do frio.
A reprodução ocorre entre março e setembro. É uma ave monogâmica. O ninho é construído pela fêmea, em emaranhados de vinhas, em arbustos ou no alto de árvores pequenas. São postos de 1 a 5 ovos, com período de incubação de 11 a 13 dias. Ambos os pais participam da criação dos filhotes. Os pequenos deixam o ninho em até 13 dias, mas continuam a ser alimentados pelos pais até os 56 dias de idade. Tornam-se adultos com um ano de idade. A longevidade é de cerca de 15 anos.
O cardeal é uma das aves que soube se beneficiar da atividade humana. Sua população cresceu nos últimos 200 anos. Portanto, não está ameaçado de extinção.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Rã da Floresta

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Ranidae
Gênero: Lithobates
 Espécie: Lithobates sylvaticus

Este anfíbio é encontrado nos Estados Unidos e no Canadá. Seu habitat são a tundra, bosques, campos, pântanos e florestas de coníferas.
É um animal diurno. Os adultos alimentam-se de insetos e outros invertebrados. Suas presas incluem aranhas, besouros, lagartas, caracóis e lesmas. Os girinos alimentam-se de algas.
As fêmeas são maiores que os machos. A reprodução ocorre de março à maio. Os machos vocalizam para chamar a atenção das fêmeas. São postos de 1000 a 3000 ovos na água, formando uma massa gelatinosa. O período de incubação dos ovos varia de 9 a 30 dias, dependendo da temperatura ambiente. Caso esteja calor, a incubação dos ovos é mais rápida. Dos ovos, nascem girinos que se desenvolvem por dois meses até se tornarem juvenis (formas semelhantes aos adultos, porém menores). Tornam-se adultos aproximadamente aos dois anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 5 anos.
A rã da floresta não está ameaçada de extinção. É um animal importante no controle da população de insetos.