Marcadores

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Chuckwalla

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Iguanidae
Gênero: Sauromalus
Espécie: Sauromalus ater

Este lagarto é encontrado no México e nos Estados Unidos. Seu habitat são os desertos.
É um animal diurno. Sua atividade ocorre normalmente nos períodos de maior calor do dia. Assim, evita ficar parado sob o Sol. Para evitar superaquecimento, movimenta-se de acordo com a mudança de posição do astro. Alimenta-se principalmente de plantas. De vez em quando come insetos. Retira toda a umidade de que necessita de seus alimentos. Cava buracos no chão para se esconder dos inimigos e para hibernar no inverno.
A reprodução ocorre de abril a agosto. Os machos tornam-se agressivos e muito territoriais nesse período.  O macho utiliza-se de mordidas, arranhões e cabeçadas para subjugar a fêmea. Após uma violenta corte, o macho acasala com a fêmea. A mãe põe de 5 a 16 ovos por vez. Os ovos são chocados em aproximadamente 35 dias. Os filhotes são independentes desde o momento que nascem, tornando-se adultos  entre os dois e três anos de idade. A expectativa de vida é de aproximadamente 15 anos.
Em algumas localidades, o chuckwalla é criado como animal de estimação. Felizmente, ainda não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário