Marcadores

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Coruja do Ártico

A postagem de hoje é comemorativa. Esta é a centésima ave do blog!

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal"

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem; Strigiformes
Família: Strigidae
Gênero: Nyctea
Espécie: Nyctea scandiaca

Como o nome popular sugere, esta espécie de coruja habita as regiões próximas ao Círculo Ártico, incluindo Alasca, Groenlândia, Canadá, Escandinávia e Rússia. Seu habitat são as pradarias, zonas costeiras e a tundra.
É uma ave solitária e tímida. Ao contrário de seus parentes, é um animal diurno. Graças à sua visão excelente e aguçada audição pode facilmente localizar suas presas. Avistada a presa, faz um vôo rasante e a captura com suas garras afiadas. Suas presas incluem pequenos roedores e aves marinhas. Também se alimenta de carniça. Migra para outras regiões quando o alimento se torna escasso.
O acasalamento ocorre na primavera, de maio a setembro, quando é maior a disponibilidade de alimento. Em vez de construir ninho, escava um buraco no chão. Neste local são postos de 2 a 17 ovos, 5 a 7 em média. O período de incubação é de 30 a 33 dias. A primeiro filhote que nasce é alimentado em primeiro lugar. As outros que nascerem em sucessão, serão alimentados conforme a disponibilidade de alimento. Os filhotes tornam-se adultos por volta dos 3 anos de idade. A expectativa de vida é de 8 a 10 anos.
Sua população ainda se mantém estável. Porém a atividade humana pode comprometer a coruja do Ártico, em um futuro próximo. Muitas são mortas ao entrar em contato com cabos de alta tensão e para abastecer o mercado negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário