Marcadores

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Siri Azul

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo; Artrópodes
Classe: Malascostraca
Ordem: Decapoda
Famíla: Portunidae
Gênero: Callinectes
Espécie: Callinectes sapidus

Esta espécie de siri é encontrada da Argentina aos Estados Unidos. Foi introduzida, acidentalmente ou não, em muitas localidades, como Havaí e Japão. Seu habitat são os ambientes de água doce e estuários.
O siri azul costuma ser muito agressivo quando ameaçado. É um excelente nadador e costuma cavar buracos na areia para se manter protegido dos predadores. É onívoro. Alimenta-se de algas, moluscos, pequenos peixes e crustáceos. Pode alimentar-se de animais mortos e ocasionalmente de indivíduos jovens da própria espécie.
A reprodução pode ocorrer durante o ano inteiro, porém é mais frequente de dezembro a outubro. As fêmeas reproduzem apenas uma vez na vida, depois morrem. Os machos podem se reproduzir várias vezes na vida. Uma vez fecundada pelo macho, a fêmea migra para as regiões estuarinas para pôr ovos. Uma fêmea  põe até 8 milhões de ovos por vez. As larvas eclodem dos ovos após 14 a 17 dias, tornando-se independentes com cerca de dois meses. A expectativa de vida do siri azul é de 1 a 2 anos.
O siri azul é muito apreciado como alimento. Felizmente, ainda não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário