Marcadores

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Coruja Buraqueira



Para conhecer outra coruja, clique aqui



Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Gênero: Athene
Espécie: Athene cunicularia

Esta espécie de coruja recebe esse nome popular pelo hábito de escavar tocas no chão ou aproveitar tocas abandonadas de outros animais. Pode ser encontrada em grande parte da América. Seu habitat são o deserto e semideserto, planícies, pradarias e áreas cultivadas. Também é encontrada em áreas urbanas.
Ave geralmente de hábitos crepusculares e  noturnos, alimenta-se de pequenos mamíferos, insetos, pequenos mamíferos e répteis. É uma espécie que persegue suas presas no chão, as árvores não costumam ser seu território. Captura suas presas com o seu forte bico. Se a presa não for muito grande, engole inteira, senão a despedaça primeiro.
As corujas buraqueiras formam casais fixos durante a vida inteira. A reprodução ocorre de março a agosto. São postos  de 6 a 11 ovos, com período de incubação de 28 a 30 dias. A fêmea choca os ovos e cuida dos filhotes. O macho fica responsável em conseguir comida para a família. Quando os filhotes ficam suficientemente grandes, aprendem a caçar com os pais. A coruja buraqueira vive cerca de 8 anos.
Felizmente, ainda não está ameaçada de extinção. Em algumas localidades, a coruja buraqueira tem se beneficiado da atividade humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário