Marcadores

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Escaravelho do Esterco

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Scarabaeidae
Gênero: Scarabeus
Espécie: Scarabeus sacer

Também conhecido como escaravelho rola-bosta, este besouro é encontrado praticamente em todo o planeta. Onde houver excremento e matéria orgânica, esse inseto poderá estar presente. Recebeu o nome popular devido ao hábito de rolar bolas de esterco, das quais se alimenta, sobre o solo, para o interior de tocas. Dentro da toca, fica protegido dos inimigos e da competição dos rivais.
Vive solitário ou em pequenos grupos. A época do acasalamento varia de acordo com a localidade onde vive. Após o acasalamento, a fêmea põe cada um dos ovos dentro de uma bola de esterco. Pouco tempo depois a larva eclode o ovo e se alimenta da matéria orgânica contida na bola de esterco. A fase larval dura de 3 a 9 meses, dependendo da região. O besouro do esterco vive cerca de 18 meses.
Infelizmente, este importante lixeiro da natureza está em extinção devido ao uso de alguns tipos de medicamentos no gado bovino.

Curiosidades:
  • No Antigo Egito, o escaravelho do esterco era considerado sagrado. Era um símbolo de fertilidade e longevidade. Usava-se a imagem do inseto para decorar câmaras funerárias, assim como artefatos e joalheria.
  • No início da colonização da Austrália, quando o gado bovino começou a ser criado nesse país, não se sabia o motivo pelo qual as gramíneas estavam morrendo. Descobriu-se, então, que a causa da morte das gramíneas era o fato de que não existiam escaravelhos do esterco na região. Então, o besouro foi introduzido para tentar resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário