Marcadores

domingo, 31 de agosto de 2014

Serow Japonês



Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Capricornis
Espécie: Capricornis crispus

Também conhecido como antílope japonês, o serow japonês habita apenas as ilhas de Honshu, Kyushu e Shikoku, no Japão. Seu habitat são as regiões montanhosas dessas ilhas.
Seus hábitos de vida são muito adaptados à vida nas montanhas. Seus cascos fendidos o tornam um exímio escalador. De hábitos diurnos, alimenta-se de brotos e folhas de árvores, agulhas de coníferas e bolotas. Ocasionalmente come flores e frutos.
Vive solitário durante a maior parte do ano. Forma casais na época da reprodução, que ocorre entre os meses de setembro a novembro. Os machos disputam ferozmente os territórios durante essa época. Quando dois machos disputam uma fêmea em combate, às vezes um deles morre. A gestação é de aproximadamente 5 meses. A fêmea dá a luz de um a três filhotes. A expectativa de vida do serow japonês é de aproximadamente 20 anos.
Um dos maiores inimigos naturais do serow japonês é o urso negro asiático. Cães domésticos também podem ser seus predadores. Não está ameaçado de extinção, graças a programas de proteção à espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário