Marcadores

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Tuatara

Imagem retirada de "Aventura Visual", Editora Globo


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Rhynchocephalia
Família: Sphenodontidae
Gênero: Sphenodon
Espécie: Sphenodon punctatus

Apesar de se parecer com um lagarto, este réptil que pode ser considerado um fóssil-vivo. É o único representante vivo de um grupo de répteis há muito tempo extintos. A tuatara é encontrada apenas na Nova Zelândia. Seu habitat são as florestas de algumas ilhas desse país.
Possui uma longa cauda,corpo parecido com o de um dinossauro e uma longa cadeia de espinhos nas costas. Tem o vestígio de um "terceiro olho" no alto da cabeça. Porém, não se conhece a real função desse "olho".
 É um animal de hábitos noturnos. A tuatara descansa durante o dia, em tocas escavadas com suas fortes garras. Divide sua toca com aves aquáticas. Alimenta-se de insetos, ovos e lagartos. Pode devorar também as aves com as quais divide sua toca. Porém, na maioria das vezes, revela-se um bom anfitrião, deixando para elas os restos de seus alimentos.
Põe cerca de 12 ovos, que são incubados pelos Sol. Eclodem cerca de 13 a 15 meses após a postura. Torna-se adulto aos vinte anos de idade. Sua expectativa de vida está entre 50 a 100 anos.
Infelizmente, está em risco de extinção devido à concorrência com animais introduzidos pelo homem na Nova Zelândia, como gatos, raposas, cães e porcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário