Marcadores

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Lobo-guará



Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Chrysocyon
Espécie: Chrysocyon brachyurus

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. Pode ser encontrado no Brasil, Argentina e Uruguai. Seu habitat são os cerrados e campos.
É um animal bem adaptado para seu habitat. A visão é seu sentido mais importante. Sua grande altura facilita enxergar acima da vegetação. É um animal onívoro de hábitos crepusculares e noturnos. Chega a percorrer 30 quilômetros em busca de alimento. Alimenta-se de mel, insetos, roedores, pequenos répteis, frutas e cana de açúcar. Algumas vezes ataca aves domésticas.
Vive solitário na maior parte do ano. Forma casais na época da reprodução. A gestação é de 60 a 65 dias. São gerados de 4 a 6 filhotes de cada vez. O lobo-guará pode viver cerca de 15 anos.
Geralmente é perseguido por ser acusado de atacar bois e ovelhas. Está ameaçado de extinção devido à caça e destruição de seu habitat.

Curiosidades:

  • O lobo guará tem uma estreita relação ecológica com uma árvore do cerrado chamada lobeira (Solanum lypocarpum). O lobo se alimenta das frutas da lobeira e defeca próximo a algum formigueiro da região. Suas fezes contém sementes de lobeira. As formigas cortadeiras que vivem no formigueiro coletam algumas dessas sementes e levam para seu jardim de fungos. Algumas dessas sementes se desenvolvem em uma nova lobeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário