Marcadores

domingo, 10 de agosto de 2014

Morcego Frugívoro Cor-de-palha

Começando uma nova série de postagens hoje denominada "Morcegos Frugívoros".
Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 09/08/2014

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Pteropodidae
Gênero: Eidolon
Espécie: Eidolon helvum

Esta espécie de morcego frugívoro é encontrada em quase toda a  África. Seu habitat são as savanas e florestas tropicais. Também é encontrada em zonas urbanas e campos cultivados.
É um animal que vive em colônias de milhares de indivíduos. É noturno. Alimenta-se de frutas, como o nome sugere. Como todos os morcegos frugívoros tem importante papel na dispersão de sementes e polinização de plantas.
Os machos são maiores que as fêmeas. O acasalamento ocorre uma vez por ano, de abril a junho. A gestação é de 275 dias e é gerado geralmente um filhote por vez. A expectativa de vida é de aproximadamente 15 anos.
Seus principais predadores são corujas, águias e serpentes. Em algumas localidades, os seres humanos também comem esses morcegos.

Curiosidades:
  • O morcego frugívoro cor-de-palha está na lista dos animais que possuem o vírus  Ebola em sua corrente sanguínea, mas não fica doente. Acredita-se que o Ebola pode ser transmitido aos humanos quando em contato com o sangue deste animal. Porém, não devemos esquecer do seu papel como dispersor de sementes e polinizador de plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário