Marcadores

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Canário da Terra Verdadeiro

Imagem retirada da Internet
 Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Thraupidae
Gênero: Sicalis
Espécie: Sicalis flaveola

Esta ave é encontrada no Brasil do Maranhão ao sul até o Rio Grande do Sul e a oeste até o Mato Grosso. É encontrado também no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. Também é encontrado em outros países da América do Sul: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Seu habitat são os campos, matas, cerrados, pastagens e áreas cultivadas.
É uma espécie que se alimenta predominantemente de grãos. Possui um bico bem adaptado para quebrar e esmagar os grãos. Ocasionalmente, alimenta-se de insetos.
Forma bandos de dezenas de indivíduos. O macho canta para atrair a fêmea. Faz seu ninho em locais cobertos e protegidos. Frequentemente apodera-se de ninhos abandonados de outras aves. A fêmea põe em média quatro ovos, com período de incubação de 14 a 15 dias. Aos 4 a 6 meses de idade, os filhotes machos já cantam. Os filhotes demoram aproximadamente 18 meses para adquirirem a plumagem de adultos.
Felizmente, ainda não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • O canário da terra verdadeiro está entre as dez espécies de aves mais apreendidas das mãos de traficantes de animais, segundo o IBAMA. É uma ave muito aprisionada por possuir um belo canto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário