Marcadores

sábado, 13 de setembro de 2014

Escorpião Amarelo

Imagem atualizada. Foto tirada no Instituto Butantan.

Classificação:
Filo: Artropódes
Classe: Arachnida
Ordem: Scorpiones
Família: Buthidae
Gênero: Tityus
Espécie: Tityus serrulatus

O escorpião amarelo é a espécie que causa a maior parte dos acidentes e óbitos envolvendo escorpiões no Brasil. São encontrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, no Paraná e na Bahia. É considerada a espécie mais perigosa da América do Sul.
Seu habitat natural é o cerrado, porém na zona urbana pode ser encontrado em locais com entulho, pedras e até no interior de sapatos e roupas. Em geral,  procura locais escuros para se esconder. É um animal noturno. Sai durante a noite para procurar insetos para se alimentar. As baratas são suas principais presas.
As principais medidas para se evitar o contato com escorpiões é deixar a casa sempre limpa e evitar acúmulo de entulho. Deve-se tomar cuidado especial com o lixo, pois este atrai baratas, que são presas frequentes do escorpião.
Seu veneno é neurotóxico, isto é, atinge o sistema nervoso. Em caso de picada, a vítima deve ser levada com urgência ao pronto-socorro ou hospital.
Não existem machos do escorpião amarelo. As fêmeas se reproduzem por partenogênese. Os óvulos se dividem sem necessitar de união com espermatozóide. São gerados cerca de 30 filhotes por vez. Estes atingem a maturidade com 1 a 3 anos de idade. A expectativa de vida do escorpião amarelo é de cerca de dez anos.
Os principais predadores do escorpião amarelo são algumas espécies de aves e sapos .

Curiosidades:
  • A história de que o escorpião se suicida em contato com o fogo é um mito. A verdade é que quando em contato com o fogo o corpo do animal se contrai e o mesmo acontece com sua cauda. Isso dá a impressão de que ele está inoculando seu veneno em si mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário