Marcadores

sábado, 6 de setembro de 2014

Numbate

Este é o centésimo mamífero deste blog. Espero que gostem!

Imagem retira de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Dasyuromorphia
Família: Myrmecobilidae
Gênero: Myrmecobius 
Espécie: Myrmecobius fasciatus

Este pequeno mamífero é encontrado em matas abertas e áreas de vegetação rasteira da Austrália.
Alimenta-se quase exclusivamente de cupins. Para isso, usa suas fortes garras para partir troncos de árvores e cupinzeiros. Após isso, usa sua língua longa e pegajosa para capturar seu alimento. 
Solitário na maior parte do ano, forma casais apenas na época do acasalamento, em janeiro. Sua gestação é de apenas 14 dias e dá à luz a geralmente 4 filhotes. É o único marsupial que não tem bolsa. Os filhotes nascem extremamente subdesenvolvidos, assim como os outros marsupiais.  Os filhotes agarram fortemente aos mamilos da mãe, enquanto completam seu desenvolvimento. Além disso, os longos pelos em volta dos mamilos da mãe, fornecem o calor e proteção necessários. Tornam-se adultos por volta do primeiro ano de vida. A expectativa de vida é de 3 a 5 anos.
Infelizmente, o numbate está em extinção devido à destruição de seu habitat e competição com predadores introduzidos.

Curiosidades:
  • Os cientistas acreditam que o numbate é um exemplo de evolução convergente semelhante a que ocorreu com o tamanduá. Quando os continentes ainda eram unidos, ainda existiam muitas espécies de marsupiais.  Quando os continentes se separaram, os mamíferos placentários prosperaram sobre os marsupiais na América. Assim, a maioria dos marsupiais ficou confinada à Oceania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário