Marcadores

sábado, 27 de setembro de 2014

Jacaré de óculos

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Gênero: Caiman
Espécie: Caiman crocodilus

Esta espécie de réptil crocodiliano recebe esse nome devido à estrutura óssea localizada entre seus olhos, que parece juntá-los se parecendo muito com uma armação de óculos. Sua distribuição original é  no México, Peru e Brasil. Foi introduzido em Cuba, Porto Rico e Estados Unidos. Seu habitat são os rios, áreas inundadas, pântanos e mangues.
Solitário e de hábitos noturnos, passa boa parte do dia imóvel, flutuando na água. O longo período de inatividade permite a esse réptil regular a temperatura corporal, alternando períodos de exposição ao sol e períodos na sombra. 
Seu acasalamento ocorre na estação das chuvas. Os machos lutam ferozmente para acasalar como o maior número de fêmeas. Cada fêmea põe de 14 a 40 ovos, em média 22. O período de incubação dos ovos é de 90 dias. A mãe protege ferozmente os ovos de invasores, até que eclodam. A longevidade do jacaré de óculos é de no mínimo 25 anos.
A alimentação do jacaré de óculos varia de acordo com fase da vida. Os filhotes alimentam-se insetos, crustáceos e moluscos. Os adultos alimentam-se de peixes, anfíbios, répteis, mamíferos, aves e carniça. Há caso de canibalismo entre os jacarés, durante épocas de seca prolongada.
Já foi muito caçado por causa de seu coro. Hoje, graças a programas de proteção, a população do jacaré de óculos se mantém estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário