Marcadores

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Poupa


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Coraciiformes
Família: Upupidae
Gênero: Upupa
Espécie: Upupa epops

Esta ave é encontrada na Europa, Ásia, por toda a África subsaariana e em Madagascar. Seu habitat são as pradarias, áreas cultivadas, áreas áridas, escarpas e áreas rochosas.
É uma ave que passa boa parte do tempo cuidando de sua plumagem no alto de um poleiro. Porém, na maioria das vezes procura alimento no chão. Alimenta-se principalmente de minhocas e insetos como grilos, escaravelhos e lagartas.
Na época do acasalamento, o macho estabelece um território e canta para atrair uma fêmea. O casal faz seu ninho em uma cavidade sombria a uma distância segura do solo. São postos de 4 a 8 ovos, com período de incubação de 16 a 18 dias. O macho alimenta a fêmea enquanto esta choca os ovos. Depois que os filhotes nascem, o casal se reveza no cuidado com os filhotes. Os pequenos deixam o ninho com um mês de idade. Atingem a maturidade com um ano de idade.
Felizmente, a poupa não está ameaçada de extinção, mas tem sido perseguida pelo homem durante muitos séculos.

Curiosidades:

  • Enquanto cuida dos filhotes, a fêmea produz um líquido oleoso rançoso e malcheiroso, através de glândulas que tem no corpo. Este líquido é usado para afastar predadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário