Marcadores

sábado, 20 de setembro de 2014

Salamandra Gigante do Japão



Para conhecer outras salamandras clique aqui e aqui.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Caudata
Família: Cryptobranchidae
Gênero: Andrias
Espécie: Andrias japonicus

É uma das maiores salamandras conhecida. Possui cerca de 1,5 metro de comprimento. Como sugere seu nome, é encontrada no Japão, mais precisamente nas ilhas de Honshu e Kyushu. Seu habitat são os cursos de água límpida e corrente, das montanhas.
É um animal de hábitos noturnos. Durante o dia, descansa em tocas escavadas nas margens dos cursos de água onde vive. Alimenta-se de crustáceos, moluscos, insetos aquáticos, vermes e outros anfíbios, como rãs e sapos. Qualquer presa que se aproxime pode ser imediatamente abocanhada e engolida.
A reprodução ocorre no início do outono. A fêmea põe de 400 a 500 ovos na água, que são rapidamente fertilizados pelo macho. Ele protege os ovos dos inimigos até que eclodam. Após 12 a 15 semanas, os ovos se tornam larvas. A expectativa de vida é de aproximadamente 50 anos.
Infelizmente, a salamandra gigante do Japão está ameaçada de extinção devido à caça. Em algumas partes do Japão, já foi muito usada como alimento. Hoje, sua caça é proibida por lei.

Curiosidades:

  • Algumas lendas dizem que a salamandra gigante do Japão era a reencarnação de bruxas e princesas. Conta-se que a salamandra gigante teria poderes mágicos e poderia curar doenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário