Marcadores

sábado, 14 de março de 2015

Aranha Golias

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Theraphosidae
Gênero: Theraposa
Espécie: Theraposa blondi

A aranha golias é considerada o maior e mais pesado aracnídeo conhecido. É encontrada na Floresta Amazônica, na Venezuela, Guianas e Brasil. Normalmente frequenta locais com alta umidade e se esconde em buracos no chão.
Muito agressiva, alimenta-se principalmente de insetos e outros invertebrados, mas pode comer lagartos, sapos e pequenos mamíferos. Tem uma visão pouco desenvolvida, assim localiza suas presas sentindo as vibrações causadas pelo movimento delas. Mata suas presas injetando seu veneno. Quando ameaçada, defende-se dos inimigos soltando uma rajada de pequenos pelos. Estes possuem substâncias urticantes.
A aranha golias tem hábitos solitários e só encontra outros de sua espécie na época do acasalamento. A fêmea põe de 50 a 150 ovos por vez, dentro de uma grande bolsa de seda, no interior de um buraco. A futura mãe vigia o buraco de invasores até que os ovos eclodam, em dois meses. A mãe não come durante a incubação dos ovos. Após o nascimento, os filhotes são deixados à própria sorte. Tornam-se adultos aos dois anos de idade e podem viver cerca de 6 anos. Há informações de que alguns indivíduos chegaram aos 20 anos de idade.
A aranha golias é muito apreciada como animal de estimação. 
Não há muitos dados sobre seu estado de conservação em natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário