Marcadores

domingo, 15 de março de 2015

Salamandra de Fogo

Imagem retirada da Internet

Classificação
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Caudata
Família: Salamandridae
Gênero: Salamandra
Espécie: Salamandra salamandra

A salamandra de fogo é encontrada no sudeste e região central da Europa. Seu habitat são as florestas próximas a pântanos e córregos.
Vive preferencialmente em locais úmidos. Passa a maior parte do tempo sob rochas, troncos e fendas, sempre em busca de umidade. Tem hábitos noturnos. Alimenta-se de pequenos invertebrados que incluem minhocas, lesmas e insetos. Suas cores servem de alerta para os inimigos naturais. Sua pele produz uma substância chamada salamandrina que causa irritação nas mucosas de seus inimigos, tornando seu gosto desagradável.
As fêmeas são maiores que os machos. A reprodução ocorre em terra e a fêmea põe seus ovos na água. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 24 anos.
A salamandra de fogo é muito apreciada como animal de estimação. Porém, este tem sido um dos fatores para a diminuição de sua população. Outros fatores são a destruição de seu habitat e a poluição.

Curiosidades:

  • Segundo a mitologia grega, a salamandra é ser fantástico que resiste ao fogo e tem poderes mágicos para manipulá-lo e extingui-lo. Essa história surgiu do fato de que como o animal vive próximo a tronco de árvores e estes eram usados como lenha. Normalmente, quando se acende fogo, a salamandra poderia sair assustada em meio às chamas, procurando a umidade acolhedora da floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário