Marcadores

segunda-feira, 23 de março de 2015

Falso Gavial

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Crocodylia
Família: Crocodylidae
Gênero: Tomistoma
Espécie: Tomistoma schlegelii

Este réptil recebe o nome popular porque possui o focinho menos longo do que seu “primo”. É encontrado na Indonésia, Malásia e Brunei (na Ásia). Seu habitat são os lagos, pântanos, estuários e rios de águas calmas.
Os falsos gaviais capazes de ficar até quinze minutos submersos e imóveis, apenas com os olhos e narinas fora d’água.  Nessa posição que espreitam as presas. São predadores oportunistas. Suas principais presas incluem macacos, porcos selvagens, cervos, cães, lontras, tartarugas, cobras, lagartos e pequenos invertebrados.
Pouco se sabe sobre seu comportamento reprodutivo em natureza. A maioria dos dados foi coletada por meio de exemplares de cativeiro. Na época da reprodução, vários machos seguem uma fêmea, atraídos pelo cheiro. A fêmea normalmente escolhe como parceiro o macho maior e mais forte. São postos de 20 a 60 ovos por vez, com período de incubação de 90 a 115 dias. Durante o período de incubação, os ovos podem ser predados por porcos selvagens, cupins e lagartos, mesmo com a vigilância praticamente constante da mãe. Os filhotes se tornam adultos aos 20 anos de idade. Sua expectativa de vida é de 60 a 80 anos.
Infelizmente, o falso gavial está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário