Marcadores

sábado, 28 de março de 2015

Urso de Óculos

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Tremarctos
Espécie: Tremarctos ornatus

Esta espécie de urso recebe o nome popular devido aos círculos de cor creme em volta dos olhos, que lembram óculos. É encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Brasil. Já foi visto no Panamá e na Argentina. Seu habitat são as regiões montanhosas, planícies a grande altitude e florestas tropicais úmidas.
É a única espécie de urso da América do Sul. Possui fortes garras que lhe permitem escalar árvores e rasgar cascas de árvores. É essencialmente vegetariano. Sua dentição evoluiu para uma alimentação praticamente vegetariana. Alimenta-se principalmente de frutas, bromélias, folhas e cascas de árvores, grãos e insetos. Ocasionalmente, alimenta-se de pequenos roedores. 
Solitário na maior parte do ano, só forma casais na época do acasalamento. A gestação é de 6 a 8 meses, dependendo das condições ambientais e da oferta de alimento. A fêmea dá à luz de 1 a 3 filhotes por vez. Torna-se adulto aos 3 anos de idade. Estima-se que sua longevidade seja de cerca de 25 anos em liberdade. Chega aos 39 anos em cativeiro.
Infelizmente, o urso de óculos está ameaçado de extinção, devido à caça e a destruição de seu habitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário