Marcadores

domingo, 8 de março de 2015

Macaco de Cheiro

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Cebidae
Gênero: Saimiri
Espécie: Saimiri sciureus

Também conhecido como macaco esquilo, este pequeno primata é encontrado na Bacia Amazônica, no Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador, Guiana, Peru e Suriname. Seu habitat é a floresta tropical chuvosa.
Vive em grandes grupos de 40 a 50 indivíduos. Passa boa parte da vida nas copas das árvores. É bem adaptado à vida arborícola, sendo um excelente trepador. Às vezes, desce ao chão para procurar alimentos. Come plantas, frutas, insetos e outros pequenos invertebrados. Consegue retirar água de seus alimentos, porém, algumas vezes bebe água de ocos de árvores ou poças d'água.
Na época do acasalamento, os machos lutam entre si pelo direito de acasalar com as fêmeas. Cada fêmea dá à luz a apenas um filhote por vez, numa gestação de 152 a 172 dias. O macho não participa da criação do filhote. A mãe cria o filhote durante um ano. Ela o carrega nas costas por onde for. Após um ano de idade, o filhote torna-se independente. O filhote torna-se adulto aos 3 a 4 anos de idade. A longevidade é de 15 a 20 anos.
É muito apreciado como animal de estimação. Felizmente, ainda não está ameaçado de extinção. Porém, a destruição da floresta e a captura ilegal podem ser fatores que causem sua extinção num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário