Marcadores

domingo, 29 de novembro de 2015

Esquilo Japonês

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Gênero: Sciurus 
Espécie: Sciurus lis

O esquilo japonês é endêmico do Japão. É encontrado principalmente nas ilhas de Honshu, Kyushu e Shikoku. Seu habitat são as florestas. É encontrado também em áreas suburbanas.
É um animal diurno. Normalmente é solitário. Indivíduos maiores, mais velhos e mais pesados costumam ser mais dominantes. É basicamente herbívoro. Alimenta-se basicamente de frutas, sementes, brotos e folhas. Consome também insetos e cogumelos.
A reprodução ocorre de fevereiro a março e de maio a junho. Nesta época, uma fêmea é rodeada por vários machos. Os indivíduos maiores e mais fortes costumam ser mais bem sucedidos na reprodução.  A fêmea constrói um ninho de folhas no interior de uma cavidade em um tronco ou em um buraco. A gestação dura cerca de 40 dias. A mãe dá à luz de dois a seis filhotes por vez. Ela cuida dos filhotes sozinha. Acredita-se que a longevidade é de cerca de 12 anos.
O esquilo japonês ainda não está ameaçado de extinção. Porém, algumas populações da ilha de Kyushu foram extintas devido à destruição de seu habitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário