Marcadores

sábado, 14 de novembro de 2015

Lobo da Etiópia

Imagem atualizada.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis simensis

Como o nome sugere, este carnívoro é endêmico da Etiópia. Seu habitat são as montanhas desse país.
É um animal diurno. Vive em bandos chefiados por um casal dominante. A alcateia é constituída de até 13 animais. Juntos, defendem seu território de invasores. Normalmente, cada membro caça sozinho. Alimentam-se principalmente de pequenos roedores, aves e ovos. Para capturar presas grandes, como antílopes selvagens, caçam em grupo. Geralmente enterram as sobras de seus alimentos.
A reprodução ocorre uma vez por ano, de outubro a janeiro. Apenas o casal dominante se reproduz. A gestação dura de 60 a 62 dias. A mãe dá à luz de 2 a 6 filhotes por vez. Todos os membros do grupo ajudam na criação dos filhotes. Até a décima semana de vida, os filhotes dependem do leite da mãe. Após este período começam a se alimentar de alimento sólido. Com dois anos de idade, tornam-se adultos. Nesse momento, os machos saem da alcateia e formam grupos de machos solteiros. As fêmeas vageiam em diferentes territórios até que encontrem algum macho apto para se tornar seu companheiro.
O lobo da Etiópia é considerado o animal mais raro da África e está criticamente ameaçado de extinção. As principais causas são doenças transmitidas por cães domésticos. Hibridação com cães domésticos também é um grande problema. A espécie é protegida por Lei pelo governo da Etiópia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário